Saúde e fitness…Barra de cereal

maio 31, 2013 § 2 Comentários

Por Diogo Zanello

Todas as barras de cereais são realmente saudáveis?

Bom dia pessoal!

Hoje irei falar sobre as famosas barrinhas de cereais, um lanche muito consumido, principalmente por aqueles que estão iniciando uma dieta e buscam a praticidade. Contudo, surgem diversas dúvidas a respeito delas e, muitas vezes, as pessoas acabam consumindo produtos de baixa qualidade devido à falta de informação. A barra de cereal é, de fato, uma forma mais prática de consumir os cereais. Porém, podemos consumi-los de outras maneiras, como, por exemplo misturando-os com frutas e iogurte ou até mesmo em outras preparações, como pães, bolos e panquecas.

barra

É importante observarmos os ingredientes dos alimentos que compramos, já que eles se encontram em ordem decrescente em relação à quantidade. Ou seja, o primeiro ingrediente é aquele que predomina no produto. Com relação às barras de cereal, devemos evitá-las quando o primeiro ingrediente for xarope de glicose ou xarope de milho (carboidratos simples de alto índice glicêmico), que geram um pico de insulina acentuado, promovendo um grande aporte de energia para o nosso organismo. Para vocês imaginarem, o índice glicêmico de algumas barras chegaram até mesmo a superar o índice do pão frânces branco, cujo valor é 100. Caso esse excesso de fornecimento de energia não seja utilizado, será estocado em tecido adiposo.  E excesso de gordura localizada ninguém gosta, né?! Hehehe.

O fornecimento rápido de glicose pode ser indicado antes da prática de atividade física, devendo, porém, ser avaliado o tipo e o nível da atividade a ser realizada, a alimentação anterior, o tempo transcorrido desde a última refeição e, é claro, o objetivo buscado (definição, hipertrofia, desempenho, etc). Para melhores resultados, é interessante consultar profissionais das áreas de nutrição e educação física.

Além do tipo de carboidrato, é mais indicado consumir barrinhas que utilizem produtos orgânicos, evitando-se, assim, a contaminação por agrotóxicos. É também de grande relevância observar o tipo de gordura, de modo a evitar altas concentrações de gorduras saturadas e de gordura vegetal hidrogenada (trans). Além disso, fiquem atentos também aos valores de sódio. Associando todas as informações e comparando os rótulos de cada barrinha, tenho certeza que vocês farão uma boa escolha.

barra2

Portanto, se for consumir uma barra de cereal, priorize as que fazem justiça ao nome e contenham como primeiro ingrediente os CEREAIS! Também é interessante quando estes cereais encontram-se  associados a frutas, gergelim, chia, linhaça e castanhas em geral. Levando tudo isso em consideração, indico algumas marcas: biO2, Granpure, Levittá, Monama, Nature crops, Nature valley e Supino light. Caso não encontre essas opções, fique atento ao rótulo e selecione a melhor opção para você. Varie os sabores e aprimore seu paladar para novos alimentos!

Desejo uma ótima semana a todos.

DiogoZanello (@diogozanello).

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